Se prestar atenção, você verá facilmente que a criança se comunica de forma verbal e não verbal. Quanto menor a criança, menos ela se comunica através de palavras, porém isso não a impede de se expressar e deixar seu recado.
Esta é uma das razões de tantos pais terem dúvidas quanto ao levar ou não a criança à psicoterapia.
O atendimento infantil dentro do consultório se dá de uma forma bem diferente dos adultos. Ou você consegue imaginar uma criança de 4 anos (por exemplo), sentada no sofá de perninha cruzada, conversando sobre como o coleguinha da escola a provoca? E como ela se sente sobre isso? Por 1 hora inteira?
Para possibilitar a psicoterapia da criança, temos um ambiente especial para recebê -la.
A sala de atendimento está preparada para transformar a sessão da criança em oportunidades de experienciar coisas novas, criar novas formas de se perceber, se enxergar com seus próprios olhinhos, conhecer suas formas de lidar com o mundo externo, e criar ou adaptar suas formas de se relacionar.
A psicoterapia infantil se inicia geralmente com uma ou mais sessões com os pais ou responsáveis da criança, os quais estarão sendo orientados durante o processo da criança, e sendo marcadas sessões com eles sempre que for necessário, o psicólogo pode solicitar sessão com os pais e também os pais podem solicitar sessão com o psicólogo.

As sessões de psicoterapia infantil são elaboradas com alternativas lúdicas, como brincadeiras, desenhos e jogos, sendo as atividades desenvolvidas com base na idade da criança, a qual terá liberdade de escolha sobre o uso dos recursos.
O processo de psicoterapia infantil é trabalhado sem a priori, e sim com o que está sendo trazido pela criança durante a sessão, com aquilo que emerge no momento, possibilitando desta forma que a criança compreenda seus sentimentos e crie novas formas de lidar e resolver suas questões.
Psicóloga Daniele Sebold • CRP 12/12800 • Jaraguá do Sul / SC.
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