Medos, estresses, cobranças, preocupações, frustrações, entre outros, estão sendo sentidos de forma mais intensa e podem desencadear em sintomas de ansiedade.
Uma forma de lidar com estes sentimentos e aliviar os sintomas físicos (cansaço, dificuldade em dormir, coração acelerado, agitação, irritabilidade) é através da respiração.
Como funciona?
A respiração é o nosso primeiro contato com o mundo.
A respiração está ligada com o estado emocional, ou seja, a forma que a pessoa está se sentindo interfere na maneira que respira.
Estar ansioso bloqueia a percepção de como respira. A ansiedade faz respirar mais rápido do que o normal e de forma incompleta (rasa), trazendo a sensação de falta de ar e coração acelerado.
Ao prestar atenção na respiração, concentrando-se no inspirar e expirar, a pessoa traz sua consciência (seu foco) para o momento presente, para a forma que seu corpo está, desta maneira a ansiedade pode ser minimizada.
Experimente:
Prestar atenção no seu corpo, sua postura (ombros, nuca, costas), e na sua respiração;
Deitar de forma confortável;
Respirar e inspirar profundamente e lentamente;
Focar seu pensamento no que está acontecendo agora;
Sentir seu coração bater;
Sentir seus ombros relaxarem.
Pense:
Eu estou bem;
Estou respirando calmamente;
Agora estou bem!
Lembre-se: Por mais informações que você leia, por mais que tente dar conta de tudo, está tudo bem não dar. Respeitar os limites de seu corpo e sua mente são importantes para que você consiga manter uma vida equilibrada e saudável. Se você está se sentindo preso, sobrecarregado, com estresse, agitação ou ansiedade, considere a opção de falar com alguém que possa ajudar, como um psicólogo.
Psicóloga Daniele Sebold • CRP 12/12800 • Jaraguá do Sul / SC.
Comments