Claramente você ouve, ou já ouviu falar, sobre a importância do autocuidado, que existem coisas que você deve fazer por você e não esperar pelo outro, cuidar do corpo, de sua saúde, da alimentação, sono, pele, cabelo etc.
Mas hoje o que quero falar para você é, sobre autocuidado mental, é claro que entra estes cuidados acima, porém, vai além deles.
É o cuidado com sua mente, com seus pensamento, com a forma que você interage com as pessoas, que você se percebe no mundo.
Você pode começar se perguntando:
Como sua mente está?
Quão consciente você está com relação ao seu estado emocional?
Você consegue identificar facilmente o que está sentindo?
Essas perguntas podem te levar a compreender se , o que você está sentindo fisicamente, pertencem apenas ao corpo.
Nosso corpo e nossa mente estão ligados, quando um não está bem, sinaliza ao outro, acontecendo muitas vezes, do corpo adoecer como um sintoma, mas que por trás, sua mente que está pedindo socorro.
É preciso estar atendo ao que você está vivendo externamente e como você está internalizando essas vivências, como você está absorvendo cada situação que passa no seu dia a dia. E conforme for, identificar a melhor maneira de modificar e resolver o que não está sendo positivo para sua vida.
Mas lembre-se que toda mudança que você for buscar, pode parecer mais difícil no começo, mas mesmo assim, será algo que fará para você, e você merece o melhor.
Então não se esqueça de prestar atenção ao como você está se sentindo, ao como você está se relacionando.
Caso identifique necessidade de mudança, busque por ela, avalie quais são e como vai fazer para conseguir.
Psicóloga Daniele Sebold • CRP 12/12800 • Jaraguá do Sul / SC.
Comentários