Saiba Mais Sobre a Depressão

A depressão tem tomado grande espaço dos consultórios, se tornado a principal causa de incapacidade, afastando maior número de pessoas do trabalho e da vida social.

Sendo chamada de “epidemia silenciosa” pela OMS, estima-se que a depressão será a doença mais comum no mundo em 2030, ultrapassando casos de câncer e doenças cardíacas.

O que é depressão?

A depressão é uma doença que interfere em todas as áreas da vida da pessoa, suas relações pessoais, vida profissional, social e econômica.

A pessoa se depara com sentimentos de apatia, indiferença, desencadeando em uma vida depressiva e sem perspectivas e alegrias. Com este quadro se prolongando, a pessoa constrói uma forma de viver introspectiva, com sentimentos de tristeza profunda.

Me sinto triste e desanimado às vezes, posso estar com depressão?

É comum a todos nós, vivermos momentos ou até dias, com sentimentos de tristeza, ansiedade, preocupações....

Porém, a depressão é diferente de alguma alteração emocional ou mudanças de humor que estejam relacionadas a algum acontecimento ou que resulte diante de alguma dificuldade vivida no momento e que logo se resolve.

Como identificar a depressão para procurar ajuda?

A depressão é uma doença multifatorial, que está ligada a causas biológicas, psicológicas e socioculturais.

Em um quadro de depressão podemos identificar alguns sintomas como:

• Alterações do apetite, para mais ou para menos,

• Alterações no sono, perca do sono, sono muito interrompido ou excesso de sono (só querer dormir),

• Dores crônicas,

• Fadiga, cansaço com pequenos esforços,

• Baixa autoestima, avaliação negativa de si,

• Dificuldade de memorizar ou lembrar fatos,

• Baixa concentração,

• Apatia ou agressividade,

• Sentimentos de culpa e inutilidade,

• Pensamento ou ação autodestrutiva,

• Tristeza profunda, desesperança.

• Desinteresse em vida social, relacionamentos,

A depressão pode desencadear em diversos quadros clínicos já existentes, como por exemplo o de demência, esquizofrenia, estresse pós traumático, alcoolismo.

Como tratar a depressão?

Sempre devemos considerar que cada pessoa irá manifestar e desenvolver a doença de uma forma individual, então tanto o tratamento como o tempo que ele irá durar, vai depender de cada pessoa.

Porém, considerando às necessidades de cada um, o tratamento geralmente envolve um médico psiquiatra que pode ou não entrar com alguma medicação, e um psicólogo.

Não podemos deixar de considerar a importância de uma rede de apoio da família e amigos, tanto para ajudar a pessoa a procurar ajuda, quanto acompanhar o tratamento.

Quanto mais cedo a pessoa procurar tratamento, menos comprometido estará seu físico e seu emocional.

Psicóloga Daniele Sebold • CRP 12/12800 • Jaraguá do Sul / SC.